segunda-feira, 2 de junho de 2014

Baste-se!

Ilustr.: Romero Britto
Você vem ao mundo sem coisa alguma. Assim, uma coisa é certa: nada lhe pertence. Você vem absolutamente despido, porém com ilusões. É por isso que toda criança nasce com as mãos fechadas, cerradas, como se estivesse trazendo tesouros, e todos morrem com as mãos abertas, como se estivéssemos abrindo mãos de tudo.

Nada lhe pertence, então você está preocupado com qual insegurança? Nada pode ser roubado, nada pode ser tirado de você. Tudo o que você está usando pertence ao mundo. E um dia você terá que deixar tudo aqui. Você não será capaz de levar coisa alguma com você. Será que você está no caminho certo?

Talvez alguns indícios possa te responder isso, como por exemplo:
As suas tensões estão a desaparecer? Você sente-se mais e mais senhor de si mesmo e mais calmo? Encontra beleza em coisas que jamais concebeu serem belas? As menores coisas começaram a ter imenso significado? O mundo inteiro torna-se mais e mais misterioso a cada dia? Você sente a vida não como um problema, mas como uma dádiva, uma bênção, uma graça?

Essas indicações crescerão continuamente se você estiver na pista certa. Baste-se! Não dependa de nada para ser feliz. Você tem a VIDA!

[Osho]

2 comentários :

  1. Anónimo11:50

    Nem preciso dizer que gosto muito, acredito muito ... a minha vida, cada vez mais, tem como estrada o que não se vê. Por isso, a tua mão, mesmo á distância, me é tão valiosa.Basta assim, aceito assim. "Daqui, para sempre ... onde o sol jamais se irá pôr".Beijo

    ResponderEliminar
  2. Anónimo22:18

    Este pode não ser o meio correto para dizer o que vou dizer ... acho que nenhum é. Sim, sabes que concordo muito com o esta perspetiva da Vida. Tenho tentado muito crescer neste sentido e sei que evoluí; a Vida vale por si mesma e não precisa de brincos ou outros adereços ... antes pelo contrário, estes são apenas distrações do que efetivamente importa. Importa o que temos sempre connosco, importam o que carregamos em nós ... sentimentos, valores, afetos, atitudes .. essencialmente, atitudes. Hoje não estou bem ... o que ontem eram certezas, hoje já não são ... o que trago em mim são muitos dias de sofrimento, desesperança, mágoa, desilusão, medo ... sim, também muitos de ilusão, prazer, esperança ... mas, não hoje, hoje foi um dia muito dificil e estou com medo e triste. Tenho a Vida ... e hoje parece-me muito pouco, apesar do medo ser medo de perder quem amo.

    ResponderEliminar