quinta-feira, 25 de abril de 2013

Sorriso

Ilustr.: Barbara Dessi
Tenho um sorriso fechado na palma da minha mão.
Sorriso que foi achado caído no meio do chão.
Um sorriso que era vento desenrolado do azul
em que as minhas velas pandas se enfunavam para o Sul, rumo a qualquer fim do mundo!

Uma ilha tropical onde o meu corpo confundo
com vento suor e sal. Era esse o teu sorriso;
o sorriso que me davas quando os teus olhos nos meus eram dois potros com asas.

À tua espera na praia fiquei pela tarde fora,
no alto daquele rochedo onde um minuto é uma hora!
E não vi o teu sorriso surgir da areia ou do mar.
Nem tive um porto de abrigo...
Nem foste um barco a chegar.

Se me disseres que morreste não acredito. Não posso!
Andavas sempre comigo e o teu sorriso era o nosso...
Hoje guardo o teu sorriso fechado na minha mão...
A contrastar com o siso que trago no coração.

[Trovante]

2 comentários :

  1. Anónimo21:33

    Uma criança em ti
    Sentou-se numa cadeira alta
    Abanou os pés no vazio
    E sentiu-se a voar
    Depois na sua alegria
    Fechou os olhos e soprou para o ar
    E sentiu o vento bater-lhe na cara
    E deixou-se levar no sonho
    Estendeu os braços para o vazio
    E com os dedos agarrou uma nuvem
    E comeu-a como um algodão doce
    E tombou para trás de tanto rir
    A gargalhada vestiu-se de calma
    E deixou-se adormecer no sorriso
    Guardou o sabor da nuvem no pensamento
    A cadeira alta para voar
    E o sabor do vento escondido na boca
    E caminhou adulta pela rua
    José Machado

    ResponderEliminar
  2. Anónimo16:02

    Sorri quando a dor te torturar
    E a saudade atormentar
    Os teus dias tristonhos vazios

    Sorri quando tudo terminar
    Quando nada mais restar
    Do teu sonho encantador

    Sorri quando o sol perder a luz
    E sentires uma cruz
    Nos teus ombros cansados doridos

    Sorri vai mentindo a sua dor
    E ao notar que tu sorris
    Todo mundo irá supor
    Que és feliz
    Charles Chaplin


    ResponderEliminar